sexta-feira, 6 de março de 2009

Uma estória, uma vida, uma cantiga - 1a fase

Ele nasceu num dia nublado, quase chuvoso. Seu nome já tinha sido escolhido meses antes; João Pedro. Era o primogênito de um casal ainda apaixonado após quase três anos de união.
João deixou a maternidade sorrindo como se soubesse que sua aventura começara ali.
Seus primeiros meses de vida são divinos. Angela e Roberto curtem cada momento, cada novidade, cada susto. João é sereno, comilão e afável. Quase nunca chora e seus pais dão conta das responsabilidades sem dificuldade.
O pediatra, Dr. Michel, elogia os marinheiros de primeira viagem. A criança está saudável e responde a todos os estímulos básicos.
E assim o tempo vai passando, fazendo seu papel, contando a sua estória...

6o mês: João é batizado. Angela e Roberto não são religiosos, mas seguem a tradição da família, não há mal nenhum nisso. Os padrinhos são Flavia e Ricardo, vizinhos que se tornaram amigos e cuja filha, Julia, é da mesma idade de João.

1 ano: João dá seus primeiros passos e começa a balbuciar. João é rechonchudo e cheio de dobrinhas.

2 anos: Angela resolve trabalhar e matricula seu filho em uma creche. Ela está grávida de três meses...
Tudo parece bem, mas ao final do recesso escolar de verão, Angela e Roberto passam de carro com João em frente à creche e lhe perguntam se ele quer voltar. A criança chora copiosamente, sentindo como se ali não fosse o seu lugar. Esse episódio ficaria marcado para sempre na memória dos pais e do filho.

3 anos: João agora já está mais esperto. Tem certa habilidade com as palavras e impressiona a professora do centro de recreação. Ele está sempre junto com Carolina, sua melhor amiga e parceira de balanço. Eles às vezes trocam beijos inocentes e na saída se despedem com um abraço.

4 anos: Angela e Roberto se separam. João não entende o que se passa, mas está feliz por andar de caminhão. Angela, sem alternativas, vai morar com a mãe

5 anos: João agora mora com a avó, Laura, que adora os netos e faz todas as suas vontades. Maria, irmã de Laura, também ajuda a cuidar das crianças. João está no seu último ano de recreação e nos primeiros dias de aula descobre que sua "namorada" Carolina se mudou para o Nordeste. Ele fica triste, mas continua brincando, às vezes sozinho, às vezes não...
Nesse ano Laura decide ensinar matemática para as crianças. Ela só estudou até a sétima série, mas é boa com números. João e Victor, seu irmão que agora tem 3 anos, começam a aprender a tabuada, a somar e subtrair. Depois aprendem a multiplicar e dividir. No final do ano já sabem escrever algumas palavras e o próprio nome.
Além da matemática, Laura sempre lê para eles. Victor supreende todos decorando pequenos livros. Ele simplesmente dita as páginas sem errar...
João viaja para o mundo dos sonhos ouvindo as Histórias. Em sua cabeça ele muda o que não gosta e sempre quer um final feliz.

6 anos: João entra na escola primária e começa a ser alfabetizado. Ele conhece aquele que será o seu melhor amigo, Eduardo. Eles estão sempre juntos, embora tenham personalidades bem diferentes. Eduardo é hiperativo, brincalhão e falador, João é tranquilo, instrospectivo e observador.
Algumas aulas são chatas, porque a "tia" ensina o que João já aprendeu com sua avó. Ele só se confunde com o 7x8, mas rapidamente lembra que é o mesmo que 8x7. É um excelente aluno e ganha medalhas de honra ao mérito por suas notas.

10 anos: João e Victor possuem habilidades motoras que lhes rendem talento para vários esportes, exceto o futebol. Eles são convidados para serem atletas-mirins de um grande clube e em pouco tempo se destacam. João joga volei e Victor joga basquete.
Mas não é fácil, as crianças começam a andar de ônibus sozinhas e todos os dias depois da escola vão para o centro de treinamento. Chegam tarde em casa, cansados e com fome, mas felizes.
Seu tio Junior começa a lhes ensinar a desenhar e a tocar violão. Eles também aprendem um pouco de teoria musical e ouvem muitas estórias hindus quase mitológicas. Ambos têm talento pra música...

11 anos: Angela compra seu próprio apartamento após sete anos juntando dinheiro. Ele é pequeno, simples e não fica no local dos seus sonhos, mas é próprio, o que dá enorme satisfação e orgulho de si mesma. De início quase não há móveis e por exemplo, as refeições são feitas no chão da cozinha. Também não há faxineira e todos ajudam nas tarefas da casa. Victor gosta de cozinhar e essa tarefa é a de sua escolha a maioria das vezes. João prefere limpar e arrumar a casa. Os meninos continuam passando muito tempo na casa da avó, já que ela fica a apenas alguns quarteirões de distância.

12 anos: A situação de Angela está melhor e a mobília do apartamento já foi quase toda comprada, coisas simples e baratas conseguidas com muito suor. João está na 6a série e passa os recreios brincando com os meninos. Ele ganha o seu primeiro apelido, JP. As meninas da sua turma são mais maduras e já querem namorar, mas JP só tem olhos para Viviane, uma moça da 7a série que volta no mesmo ônibus escolar que ele...
Mas no final do ano as coisas mudam. Algumas meninas procuram JP e dizem que Daniele, uma morena de cabelos longos, muito bonita, está afim dele. Após alguns desencontros, eles finalmente se encontram na antiga escola de recreação onde João estudou, já na última semana aula. Eles conversam, se gostam e se beijam. É o primeiro beijo de João. A sensação é nova, esquisita, mas muito boa.
João e Daniele se encontram mais algumas vezes, vão em uma festa juntos, mas depois a vida os afasta.
Já próximo ao Natal João recebe um telefone inesperado de Viviane, ela vai fazer uma festa de aniversário e o convida. Ele se inunda de felicidade e pede roupas novas para Laura, que atende o neto sem hesitar. JP chega na festa cedo, com o intuito de conversar sozinho com Viviane, mas a festa começara cedo. Pra seu azar, ainda estava lá o rapaz querido de todas as meninas da 7a série, o Claudio baixinho. Ele tinha apenas 1,60m, mas sendo da 8a série e com um cabelo asa-delta graças ao pai, cabelereiro profissional, ele as encanta.
Lá pelas tantas começa a famosa "música lenta" acompanhada pela tradicional "dança da vassoura". João pensa que é sua grande oportunidade de dançar e beijar Viviane, mas os meninos mais velhos não dão a menor chance.
De repente o pai da aniversáriante interrompe a música e diz que chegou um convidado atrasado da família e que ela precisa ir cumprimentá-lo. Viviane pega JP pelo braço e o arrasta em direção ao elevador dizendo que precisa de sua ajuda para carregar alguns presentes. João, inocente, vai sem perceber as segundas intenções da moça.
Ao chegar em casa, Viviane cumprimenta os recém chegados e discretamente, em meio ao falatório vai com João para o seu quarto. Lá ela o beija de supetão !
Foi o melhor dia da vida de João !

Assim termina a primeira fase da vida de JP, a sua infância. Ele continua jogando Atari, soltando pipa e brincando na rua, mas não é mais criança e está cada vez mais perto da adolescência...


Saudações fraternais,

Fabio Machado

3 comentários:

Claudia Gennari Alba disse...

é mesmo JOão? ou, desculpe, Fábio .. sabe que eu tenhoi um Pedro? É o meu está com 8 aninhos ... abvraços

Aninha disse...

não demosre muito para escrever os próximos capítulos...
Tô louca prá ouvir as histórias de JP quando ele chegar aos 30...rsss

Renata Bitencourt disse...

rs esta história de caminhão...conheço uma igual!!! rs