sexta-feira, 27 de março de 2009

A-ha ! Eu fui...

Depois de uma semana bem "mais ou menos", que eu passei com uma queimação no estômago chata e inexplicável, a vida deu uma aliviada na minha barra. Ontem eu fui no show do A-ha !
Essa é uma banda norueguesa da década de 80, que fez muito sucesso no Brasil e no mundo. Quem é que está na casa dos trintas anos e nunca dançou Hunting High And Low e Crying In The Rain de rosto colado ? Dá saudade só de lembrar...

Eu ganhei o ingresso de presente de aniversário dos meus pais e nós três fomos juntos ao evento. Chegamos lá por volta de 20:50H e o estacionamento do Shopping já estava lotado. Encontramos uma vaga e seguimos direto para o Citibank Hall. A organização foi eficiente, entramos sem problemas e nos conduziram até o camarote rapidamente. Não costumo ficar com a elite, mas dessa vez foi assim... Em menos de dez minutos já estávamos acomodados e aguardando o início do espetáculo.

Lá encontrei com meu co-worker Helios Caldas, empolgadíssimo na pista junto à sua esposa e à multidão de fãs. Eu e minha mãe quase fizemos um rapel pra encontrar com eles, só faltou a corda...

A primeira surpresa da noite foi que os noruegueses entraram no palco meia hora atrasados. Eu conheço bem o povo nórdico, já estive quatro ou cinco vezes na terra dos Vikings e posso garantir que eles são pontuais. Mas nesse caso, alguém deve ter soprado que punctuality não tem tradução oficial para o português ! (risos)
A outra coisa que impressionou de início foi a aparência dos integrantes da banda. Morten, o vocalista, parecia que tinha ficado numa câmara criogênica desde 1994. Os outros, Paul e Magne, também estavam muito bem. Acho que os raios do sol da meia-noite eliminam radicais livres !

O A-ha faz um som pop-rock com toques de psicodelia e experimentalismo, usando sintetizadores em muitas composições. Claro que estamos falando da Noruega, país onde não há uma forte miscigenação musical, portanto os arranjos são de certa forma simples e a harmonia nem sempre é azeitada, mas tudo isso é compensado pelas lindas melodias declamadas com inquestionável proficiência por Morten Harket, aliás, eleito a melhor voz do ano de 1986.
A presença de palco e o carisma também não são pontos fortes. Os caras são meio desajeitados, mas ainda assim capazes de animar a galera.

De maneira geral o show foi ótimo. O setlist continha quase todos os grandes hits, canções menos conhecidas e ainda algumas faixas do vindouro CD da banda, que por sinal, segue a linha meio EMO que é traço marcante e pioneiro deles ! O lançamento do álbum está previsto para junho desse ano.

Em vários momentos o público agitou o ambiente, acompanhando as letras e pulando sem parar. Já durante as baladas românticas via-se uma constelação de displays de máquinas fotográficas com seus flashes idolátricos em movimentos pendulares sincronizados.
No final, após um discreto pedido de bis, a banda retornou ao palco e fechou o concerto tocando "Take on Me", seu mais famoso sucesso. A platéia insandecida cantou e dançou do início ao fim.

Valeu muito a pena ! E aproveitando o momento saudosista, termino com a perfeição de "Hunting High And Low".


Saudações fraternais,

Fabio Machado.


*****************************************************

Hunting High And Low
Letra: Paul Waaktaar-Savoy

Here I am
And within the reach of my hands
She sounds asleep and she's sweeter now
Than the wildest dream could have seen her
And I catch her slipping away
Though I know I'll be hunting high and low

High
There's no end to the lengths I'll go to
Hunting high and low
High
There's no end to lengths I'll go

To find her again
Upon this my dreams are depending
Through the dark
I sense the pounding of her heart
Next to mine
She's the sweetest love I could find
So I guess I'll be hunting high and low

High
There's no end to the lengths I'll go to
High and Low
High
Do you know what it means to love you

I'm hunting high and low
And now she's telling me she's got to go away
I'll always be hunting high and low
Hungry for you
Watch me tearing myself to pieces
Hunting high and low

High
There's no end to the lengths I'll go to
Oh, for you
I'll be hunting high and low

Nenhum comentário: