sábado, 11 de julho de 2009

Por OSHO: Saia da concha

"Ser curioso é bom porque é assim que começa a jornada de questionamento da vida. Mas se você não for além dessa curiosidade, não haverá qualquer intensidade nisso. Talvez só pule de curiosidade em curiosidade como um barco à deriva, seguindo ao sabor das ondas, sem nunca ancorar em algum lugar.
A curiosidade é um bom ponto de partida, mas depois é preciso ficar mais passional. É preciso fazer da vida uma busca, não apenas uma curiosidade (...) São muitas as perguntas, mas a busca é uma só. Quando uma pergunta se torna tão importante que você se dispõe a sacrificar a própria vida por ela, então ela é uma busca. Quando uma pergunta tem tamanha importância, tamanho significado que você pode arriscar tudo o que tem, então ela se torna uma busca"

"Aposte todas as suas fichas. Seja um apostador ! Arrisque tudo, pois o momento seguinte não é uma certeza. Então, por que se importar com ele ? Por que se preocupar ? Viva perigosamente, viva com prazer. Viva sem medo, viva sem culpa. Viva sem nenhum medo do inferno ou sem ansiar o céu. Simplesmente viva."

"A morte é segurança, a vida é insegurança. Aquele que quer realmente viver deve viver no perigo, em constante perigo. Aquele que quer chegar no cume tem que arriscar se perder. Aquele que quer escalar o pico mais alto tem que correr o risco de cair de algum lugar, de escorregar."


Aponto a curiosidade como a minha maior virtude, mas tenho o defeito abissal de questionar toda busca a qual minhas perguntas dão origem. Vou fechar os olhos e abrir a alma. Talvez ela encontre o caminho...


Saudações fraternais,

Fabio Machado.


* Trechos do livro 'Faça o seu coração vibrar' do OSHO. Li em uma dupla de horas e recomendo.
** Obrigado, Srta. Claus-Monk.

Nenhum comentário: