quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A vida ou a SUA vida ? Reflexões

Foram muitos comentários interessantes sobre o post anterior, algumas conversas profundas, contudo, o mais curioso foram as associações que algumas pessoas fizeram com a morte. Como o próprio título já diz, o texto é sobre a vida, talvez contextualizada de maneira muito material, mas ainda sim esse é o foco.




Como alguns perceberam, uma vez dentro da sala, qualquer alternativa escolhida levaria à morte. A questão fundamental era a escolha entre a própria vida ou a vida.

A dúvida pode ser interpretada como o medo do sofrimento, o medo do desconhecido. Entretanto, temos aqui um paradoxo, pois se para evitar o sofrimento próprio, uma pessoa decidisse não apertar nenhum botão, era estaria escolhendo o próprio sofrimento. No meu entendimento, não apertar nenhum botão é a pior alternativa.



Talvez a escolha de viver sozinho não seja uma morte óbvia, mas mesmo os heremitas estão ligados à sociedade na medida em que a negaram. A negação é o vínculo entre os dois e além disso, a qualquer momento esse indivíduo solitário sabe que pode "voltar". O vínculo e o livre arbítrio o tornam vivo.
Já um sobrevivente verdadeiramente sozinho não tem opção. Sem o feedback de outras pessoas, sem seus espelhos, ela não será capaz de se reconhecer, perderá sua identidade e assim, morrerá, mesmo que seu coração ainda esteja batendo.


Isso acontece porque a vida é muito mais do que um conjunto de reações bioquímicas, do que um aglomerado de moléculas, muito mais do que a consciência em si. A vida é uma rede viva, pulsante e dinâmica, inteligente a ponto de aprender consigo mesma e evoluir. A vida é criação, destruição e recriação além de seus limites imagináveis. A vida é a pura inspiração !



Enfim, o teste nada mais era do que uma forma de avaliarmos se a existência individual é mais importante que o princípio vital universal. Na minha opinião, a minha vida não é o que há de mais importante, apesar de só eu poder vivê-la. Eu apertaria o botão que me mataria, consciente de que estaria preservando algo que está além do tempo, além do espaço, muito além de mim.
Sem mim a vida continua fazendo sentindo, mas sozinho eu não faço.


Saudações fraternais,

Fabio Machado.

2 comentários:

KK disse...

Eu também apertaria o botão que extinguiria a minha vida, deixando todos vivos. Compartilho também do pensamento que a vida é mais do que química e alma. É relacionamento, experiências, emoções...

No entanto, o altruísmo embora tido como, geralmente não é absoluto.

E se apertar o botão que te salva, matasse instantaneamente seu melhor amigo em troca da sua vida ? Eu resmungaria um pouco antes de apertar o botão, mas manteria minha opção inicial.

Mas e se para salvar a sua vida, fosse em troca, a de um desconhecido qualquer no mundo ? E se fosse um condenado à morte injustamente, mas que seria fatalmente executado ? E se fosse uma boa pessoa com uma doença terminal ? E um assassino confesso de crianças ?

Em que ponto você mudaria a sua opção ?

Abraço,
KK

Larissa disse...

Voltei pra esse mundo. Eu acho. Hahah