Hoje é sábado. Ontem à noite, quando eu cheguei no hotel eu consultei a meteorologia pra ver a previsão pra hoje. Ela era de sol e eu resolvi adiantar alguns trabalhos até mais tarde pra poder curtir um dia de folga.
Acordei cedo e fui logo tomar café. A primeira surpresa foi que as oito da manhã ainda estava escuro. Eu não tinha me tocado disso antes, porque a cortina do quarto estava fechada, mas eu já estava com um monte de roupa e segui com o plano. A segunda surpresa foi o restaurante do hotel lotado. Era muita gente e tinha até fila organizada pra pegar a comida...
Os noruegueses são muito reservados e ninguém senta com estranhos na mesma mesa. Isso causa um pouco de confusão, porque fica um monte de gente em pé com o prato na mão olhando ao redor em busca de uma mesa vazia. Não havia nenhuma e pelo ritmo da galera sentada, não haveria por um bom tempo. Como eu sou cara de pau mesmo, fui logo me aproximando de uma mesa grande de 12 lugares já ocupada. Com todo o meu “charme brasileiro”, pedi licença e voilà, problema resolvido.
Aqui cabe comentar uma curiosidade nórdica: eles almoçam no café da manhã e tomam café da manhã no almoço. Todos os dias eu dou bom dia ao meu estômago com salmão defumado, sashimi de salmão, camarão, “hering” (peixe daqui), atum, queijos, ovos mechidos, sem contar as coisas que eu não como: batatas assadas, feijão, bacon, salsichas e bolinhos de carne, milhões de tipos de frios, tomates, pimentões, pepino.
É uma festa, mas é duro nos primeiros dias...
Por fim, terminei meu banquete e fui passear. Estava um frio desgraçado, mas todo mundo feliz da vida fazendo compras. Caminhei umas oito horas no total, três de manhã e mais cinco à tarde. Visitei praticamente a cidade inteira, só dessa vez eu consegui fazer passeios de certa forma inéditos. Entrei na catedral de Nidaros, a mais antiga da Noruega; assisti um apresentação de uma solista lírica e um concerto de flautas em outra igreja; fui na fortaleza de Trondheim, um local histórico; na torre de rádio, uma construção com um restaurante panorâmico bem alto com visão de toda a cidade; em alguns museus, na universidade tecnológica, já que eu estudei numa também; alguns parques, o pier, enfim, rodei tudo e foi bem legal !
Ainda não sei o que vou fazer amanhã, mas a previsão é de chuva e frio !
Saudações fraternais,
Fabio Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário